Alvará de Funcionamento: AVCB Corpo de Bombeiros SP:

 O AVCB SP (que é o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros de São Paulo) é imprescindível para que a população esteja segura em vários lugares, reduzindo-se o risco de incêndios e aumentando as possibilidades de fuga, caso eles ocorram. Muita gente (especialmente os novos proprietários de algum lugar) perguntam-se o que é AVCB e logo descobrem também sobre a utilidade e necessidade do projeto técnico.

O AVCB Corpo de Bombeiros é emitido por representantes da corporação, que precisam avaliar toda a construção com detalhes para determinar que os seus ocupantes e pessoas do entorno dela não correm perigo e emitir um alvará de funcionamento.

Essa avaliação começa pela planta: o representante do Corpo de Bombeiros analisa a planta e depois vai a cada uma das partes da construção para analisar as instalações elétricas, possibilidade de curto circuito, saídas de emergência, sinalização destas e existência de extintores de incêndio.

Praticamente todos os cômodos do lugar precisam ser avaliados: saguão, cozinha, galpão de produção, estoque e outros. Vale dizer que o AVCB bombeiros só é emitido quando absolutamente todos os cômodos estão seguros de incêndios ou têm todas as condições para facilitar a fuga no caso de eles ocorrerem.

Para a solicitação do AVCB, é necessário requisitar uma vistoria do Corpo de Bombeiros do Estado, via site.

 

Projeto técnico – como funciona

 

O projeto técnico é solicitado no AVCB MG Corpo de Bombeiros e por outras corporações também. A ideia dele é justamente mostrar as melhorias e ações dos responsáveis pela construção e/ou estabelecimento para que este esteja seguro. Muitas vezes, as pessoas solicitam a uma empresa de engenharia que criem esse projeto técnico para evitar erros e tornar mais garantida a aprovação por parte dos bombeiros.

Além do projeto técnico comum, também existe um projeto simplificado e as construções que podem apresentá-lo são as seguintes:

 

  • Edificação que não precise ter sistema hidráulico para combater incêndio;
  • Posto de saúde com até 750 metros quadrados;
  • Instalações nas quais haja líquidos inflamáveis;
  • Instalações onde muitas pessoas se reúnam, como escolas e lugares de culto religioso;
  • Construção com até 3 andares e até 750 metros quadrados;
  • Lugares que estejam liberados de proteger suas estruturas do calor;
  • Instalações nas quais ocorra revenda de GLP;
  • Instalações onde fiquem guardados gases inflamáveis, desde que se trate de até 10 metros cúbicos.

 

Consulta AVCB

 

Com a consulta AVCB, tanto os proprietários de qualquer instalação quanto as pessoas que a frequentam podem confirmar se a sua segurança é garantida. Inclusive, ter essa informação costuma até ajudar as pessoas a determinar se querem ou não comprar aquele ponto comercial.

É bem fácil realizar a AVCB porque o único dado pedido é o endereço do lugar. Por meio do logradouro, é possível saber se o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros está devidamente dentro da validade e se não houve negativa. Para consultar efetivamente, a pessoa tem de acessar o site Via Fácil, o site do próprio Corpo de Bombeiros ou o site da Polícia Militar.

Gostou do artigo? Leia mais como esse acessando nosso blog.