O que acontece quando alguém é internado em uma clinica de recuperação?

Uma das grandes dúvidas quando se trata de clínica de recuperação é como ocorre o tratamento nesses lugares. Inclusive, esse desconhecimento é uma das razões pelas quais alguns familiares e amigos resistem para fazer a internação de alguém com dependência.

Para várias pessoas, pode ser algo muito “pesado” deixar o dependente em uma clínica de recuperação, onde ele estará “sozinho”, sem indivíduos conhecidos e passando por um tratamento que, para muitos, é desconhecido.

clinica de recuperação

Entretanto, o interior de uma boa clínica de recuperação é bem menos assustador do que qualquer familiar, amigo e até dependente possa pensar.

Primeiramente, acolhimento

Uma das premissas de qualquer clínica de recuperação que seja séria é acolher a pessoa que tem dependência e que, devido a isso, está precisando de assistência. Dessa forma, é comum que haja uma recepção feita pela diretoria da clínica, assim como alguns enfermeiros e, em certos casos, o terapeuta responsável.

É claro que isso acontece mais frequentemente quando não se trata de internação compulsória: nesses casos, a entrada na clínica de recuperação acaba tendo outros protocolos e a parte de acolhimento é deixada para o dia seguinte.

Segundo, conhecimento do dormitório

Geralmente, a clínica de recuperação tem quartos individuais, dependendo de qual seja a sua categoria: privada ou pública.

Há estabelecimentos onde os dependentes dividem quartos com um ou até com mais internos, apesar de essa ser uma conduta que os diretores costumam evitar.

Quando o dependente chega à clínica de recuperação e é acolhido, ele é levado para tomar conhecimento de onde ele dormirá e, dependendo do horário, ele conhecerá o restante das dependências.

Terceiro, sessão de terapia

Em uma Clinica de recuperação, é comum que a sessão de terapia seja uma das primeiras coisas que o dependente faça, já que essa é uma oportunidade para que o especialista responsável pelos tratamentos entenda qual é a extensão do vício, os danos que já foram sentidos e até que ponto o dependente quer se recuperar.

Leia também:  Como parar com a cocaina

Vale dizer que a sessão de terapia é um dos tratamentos mais constantes para quem está tentando abandonar alguma dependência.

Convivência com outros internos é importante

A clínica de recuperação costuma ter muitos internos e é importante que sejam estabelecidos laços de companheirismo. Contudo, é comum que a equipe da clínica tente impedir que pessoas que resistem ao tratamento fiquem muito próximas a quem está mais receptivo a fim de que o pensamento do primeiro não “mine” o tratamento do segundo.

Um dos principais recursos de uma clínica de recuperação para que os internos se aproximem é a terapia em grupo, momento no qual, com a intermediação de um terapeuta, todos falam das suas inseguranças, das tentações relacionadas ao vício e muito mais.

Outro momento no qual a clínica de recuperação costuma manter os seus pacientes próximos é o de atividade terapêutica, como oficinas musicais e de pinturas.

Em nosso https://steppets-jack.com, você tem acesso a mais artigos sobre funcionamento o de clínica de recuperação!

Posts Relacionados:


Leave a Reply