Clinica de reabilitação é uma boa opção?

São muitas as possibilidades diante do reconhecimento de que alguma pessoa próxima a você está passando por momentos complicados em relação ao uso de substâncias que alteram seu estado mental e/ou trazem consigo um vício.

Não é incomum que, quando se percebe que algum indivíduo por quem se tem apreço e afeto, seja por laços familiares, por amizade ou por amor, se instaure um momento de reflexão e consideração de ideias possíveis para lidar com essa realidade.

clinica de reabilitação

É claro, existem pessoas que sabem bem o que estão fazendo.

A quantidade de fumantes de cigarro regulares é imensa, assim como a quantidade de pessoas que bebem quantidades imensas de álcool em praticamente todo o final de semana e ainda assim não causam mal a ninguém a não ser a si mesmas, em proporções aceitáveis, também é grande.

Da mesma maneira, aqueles que usam substâncias ilegais com menor potencial de causar qualquer lesão a sua saúde, como a maconha, e que demonstram que a substância não interfere no seu modo de vida e em suas obrigações, também não causam grandes preocupações.

Porém, existe um velho mantra que vale pra quase tudo: abusar faz mal.

Até se você tomar água demais, você pode morrer. Se abusar de substâncias que, apesar de também provocar efeitos mentais positivos e satisfatórios, são destrutivas para o corpo humano, os perigos são vários e muito mais preocupantes.

Nesse caso, várias possibilidades são cogitadas para quem está abusando do uso de drogas, sendo considerada uma das mais extremas a clinica de reabilitação.

Clinicas para dependentes químicos podem ser uma boa opção

O centro de recuperação para dependentes químicos pode sim ser uma opção viável para o tratamento da dependência do usuário de drogas. Contudo, como já dito, essa opção é uma das mais extremas, de modo que deve ser escolhida em caso de real necessidade.

Muitas vezes, o que se observa na prática é um pensamento antiquado de que a clinica de reabilitação deve ser a primeira medida pra resolver a vida de um usuário de drogas, quando na verdade existem vários outros métodos para tratar a questão de drogas antes de partir para esse ponto.

Na prática, é comum que alguns pais conservadores descubram que seu filho fuma maconha e já parte para o contato com um centro de reabilitação, quando uma conversa poderia resolver a situação e privar tanto o filho quanto os pais de um sofrimento dentro do núcleo familiar.

Avaliar a necessidade é fundamental

O principal ponto que deve ser levado em conta é a real necessidade de uma intervenção de uma clinica de internação para usuários de drogas.

Em caso de uso de drogas mais pesadas, como cocaína, heroína, metanfetamina, normalmente a clinica de reabilitação pode ter efeitos positivos no processo de limpeza do corpo e de adaptação mental à ausência do uso.

Sabendo escolher conforme as necessidades do usuário, a clinica de reabilitação pode sim ser uma boa opção para lidar com a dependência química.

Outras matérias como essa você confere no nosso blog!


Leave a Reply