Calculo aposentadoria por idade: como é feito?

No momento em que o cidadão decide que é a hora de se aposentar, surgem várias dúvidas sobre o assunto, principalmente depois das regras da reforma da previdência. Vamos saber nesse artigo como é feito o calculo aposentadoria por idade.

Aposentadoria por idade?

É concedido aos cidadãos que atingiram uma determinada faixa etária para se aposentarem, sendo segurados do INSS. Aqueles que começaram a trabalhar antes da reforma da previdência precisam ter:

  • Aposentadoria por idade homens: 65 anos
  • Aposentadoria por idade mulher: 60 anos

Os que começaram a trabalhar depois da reforma, precisam ter a idade de:

  • Homens: 65 anos
  • Mulheres: 62 anos

Homens e mulheres precisam cumprir, além da idade mínima para se aposentarem, ter 180 meses de contribuições e carência junto ao INSS. Caso o cidadão ainda não tenha cumprido nenhuma das exigências, é preciso observar as regras de transição:

  • Homens: 65 anos de idade, 15 anos de contribuição, mais seis meses a cada ano até atingir 20 anos de contribuição.
  • Mulheres: 6o anos de idade, mais seis meses a cada ano de contribuição, até atingir 15 anos.

Quais documentos são necessários para se aposentar por idade?

Os documentos que devem ser apresentados junto ao INSS para que o cidadão dê entrada na aposentadoria, são:

  • Documento de identidade com foto recente;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Carteira de Trabalho – CTPS;
  • Carnê de contribuições feitas ao INSS;

No caso dos trabalhadores rurais ou segurados especiais, podem ser apresentados os documentos relacionados à propriedade em que trabalham e os agentes nocivos aos quais eles são expostos (respectivamente).

Cálculo da aposentadoria por idade

Antes da reforma, eram consideradas as maiores contribuições feitas ao INSS pelo cidadão, cerca de 80% delas e chegando ao máximo de 100%.

Depois da reforma, será realizada uma média de todos os salários do contribuinte, porém, dessa média, o cidadão receberá 60% mais 2% a cada ano de contribuição até 20 anos para os homens e 15 anos para as mulheres, chegando ao máximo de 100%.

No caso de aposentadoria por idade híbrida, são consideradas as contribuições do trabalhador rural e as que ele fizer quando estiver em um trabalho urbano, por exemplo.

Quem recebe a aposentadoria por idade precisa deixar de trabalhar?

Não necessariamente, pois, a maioria dos cidadãos aposentados continuam exercendo as suas atividades laborais, justamente para complementarem a renda familiar, devido ao alto custo de vida e inflação vivido nas grandes cidades.

Por isso, quem recebe a sua aposentadoria por idade, não é obrigado a deixar a sua função ou cargo na empresa onde trabalha. A circunstância que impede o trabalhador de exercer as suas atividades em uma empresa é na aposentadoria por invalidez, já que está diretamente ligada à saúde do cidadão.

Para saber quantas contribuições já foram feitas à previdência, o cidadão pode consultar o portal meu INSS ou através do aplicativo meu INSS, disponível tanto para sistema Androide como também IOS. É possível consultar o extrato previdenciário e acompanhar todas as movimentações realizadas na situação de cada cidadão.

Leia mais em nosso blog.