Tabelinha para engravidar – Como se faz a tabelinha?

como fazer a tabelinha para não engravidar? Quer saber a resposta para essa pergunta? Então, leia o texto a seguir.

Tabelinha para não engravidar

A tabelinha para não engravidar é um método que utilizado por várias mulheres para descobrir quais são os dias mais férteis do seu período menstrual e tabelinha para não engravidar calcular e definir quando devem ou não ter relações desprotegidas.

A tabelinha pode ser usada como um método para evitar a gravidez ou para acelerar e aumentar as chances da concepção de um bebê. Porém, ela não é considerada um método anticoncepcional seguro pelos ginecologistas, porque as chances de erro são muito altas. Afinal, há elementos, como ter emoções forte, ficar muito estressada, fazer uso de alguns medicamentos, etc.

Como funciona a tabelinha para não engravidar – Como usar a tabelinha para não engravidar

Com a tabelinha para não engravidar, você irá saber quais os dias que não deve ter relações sexuais. Uma mulher para não engravidar, não pode ter relações durante o seu período fértil, que acontece no intervalo de tempo entre o 11º e o 17º dia, contados a partir do primeiro dia do seu ciclo menstrual que ocorre em 28 dias.

O fato da mulher poder ter um ciclo mais irregular, faz com que estes dias possam alterar de um mês para o outro. E, é por isso, que o método contraceptivo da tabelinha não deve ser usado como o único método exclusivo para evitar a gravidez.

Como fazer tabelinha para não engravidar? Como fazer tabelinha para engravidar

A tabelinha não funciona para uma mulher que usa algum tipo de anticoncepcional hormonal, como pílula, anel vaginal, injeção anticoncepcional, DIU, etc., pois os hormônios contidos no neles alteram o ciclo menstrual para evitar um período fértil.

Para as mulheres que costumam esquecer de tomar a pílula uma vez ou outra, a tabelinha também não ter serventia, devido a oscilação dos hormônios que tornam os dias férteis irregulares, não se encaixando na lógica da tabelinha.

Leia também: Tabelinha para engravidar

Para quem não usa método contraceptivo hormonal, o mais importante é observar a duração do seu ciclo no período entre três e seis meses para calcular uma média de quanto tempo ele dura.

Para quem parou de deixar de usar anticoncepcionais, é preciso esperar entre um a dois meses para o corpo se readaptar e voltar para um ciclo menstrual normal. Nesse caso, é importante observar durante um bom tempo a menstruação e se proteger dentro do ciclo todo neste período, com a camisinha.

Como fazer a tabelinha para engravidar

Para usá-la para engravidar, basta calcular do mesmo jeito e manter relações no período fértil.

Tabelinha para não engravidar online

Muitos sites disponibilizam uma ferramenta para inserir os dados e descobrir quais são os períodos férteis. Também, existem aplicativos para baixar no smartphones, onde a mulher informa o primeiro dia do último período menstrual para o número médio de dias do ciclo menstrual, com a data de ovulação e período fértil.

Há app para Android, iOS, Windows Phone.