Brincos de Festa: Projeto de Desenvolvimento Tecnológico de Lapidação

Brasília – Na última quinta-feira (15/07), o Comitê de Joias, Gestor do Fundo Setorial de Recursos Minerais aprovou em reunião realizada na Capital Federal o Projeto de Desenvolvimento Tecnológico de Lapidação Facetada de Pedras Preciosas.

A proposta foi apresentada pelo Programa em Rede do Arranjo Produtivo de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul para auxiliar na padronização da produção das gemas para brincos de festa.

O Governo Federal concederá R$ 300 mil para o desenvolvimento do trabalho, e a empresa parceira, a Bela Pedra, da cidade gaúcha de Gaurama, dará a contrapartida de R$ 60 mil. De acordo com o coordenador do programa, José Ferreira Leal, os valores devem ser disponibilizados pela Rede Brasil de Tecnologia, projeto dos ministérios da Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia, até o final de 2004.

Processo de Lapidação

Predominam no Brasil as pequenas indústrias de lapidação por sistema artesanal. A despreocupação com a padronização das pedras gera incompatibilidade com a necessidade das indústrias brasileiras de jóias para a produção e desenvolvimento de brincos de festa. A Bela Pedra é o empreendimento brasileiro mais próximo de alcançar essa tecnologia em lapidação, conhecida como RW. Ela já desenvolveu e está colocando no mercado um sistema completo de lapidação cabochão, em grande escala. Assim possibilitando o desenvolvimento de um padrão de lapidação de gemas que chegarão de maneira mais rápida e com maior qualidade para as joalherias produtoras de brincos de festa.

O dispositivo para a produção automatizada de pedras facetadas está em estágio experimental, utilizando o sistema Comando Numérico Computadorizado, ainda necessitando de recursos financeiros para a sua conclusão. Consultores e agentes do Programa em Rede do Arranjo Produtivo de Gemas e Jóias do RS, após inspeção nas instalações e experimentos da empresa, deram parecer favorável quanto à sua qualificação e competência para o desenvolvimento da tecnologia de lapidação facetada automatizada.

Leia também:  Os Pensamentos das Pessoas Ricas

brincos de festa 1

A Lapidação Facetada Automatizada e a Produção de Brincos de Festa

Os brincos de festa cravejados com gemas lapidadas são umas das joias que mais movimentam o mercado joalheiro na atualidade. Por esse motivo o desenvolvimento de uma tecnologia que automatize e padronize a lapidação das joias injetará ainda mais força nesse mercado em crescimento. A automatização agrega agilidade e possibilita maior controle de qualidade das gemas produzidas. Tal agilidade será refletida na produção dos brincos de festa no mercado joalheiro.

A UNIVATES integra um grupo de instituições mobilizadas para a instalação de um Centro Tecnológico na área de gemas e joias no Estado. O Programa é integrado pelos ministérios de Ciência e Tecnologia, Minas e Energia e de Desenvolvimento da Indústria e Comércio; da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (órgão federal), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, Ajorsul, Sindipedras, Sindijóias/RS, Fecomércio, Cooperativa dos Garimpeiros de Ágata de Salto do Jacuí, Cooperativa dos Garimpeiros do Alto-Médio Uruguai, indústrias de lapidação e artefatos minerais, fábricas de semi joias e folheados, consórcios e empresas de exportação do setor.

Programa Pretende Difundir o Desenvolvimento Tecnológico

O Programa pretende estabelecer uma visão completa da cadeia produtiva do setor de gemas e jóias, desde a pesquisa geológica, passando pela lapidação, ourivesaria, entre outros itens, com foco na agregação de valores aos produtos e geração de novos empregos. Assim não apenas a produção de brincos de festa em joalherias será contemplada com as evoluções da lapidação automatizada. Mas também o mercado de semi joias e demais setores que se utilizam de gemas lapidadas para a produção de produtos como os brincos de festa. Leal salientou que é importante que os integrantes da cadeia produtiva de gemas e jóias esteja alinhado em torno do objetivo de trazer o centro tecnológico para o Estado. “A principal preocupação do Programa é que não haja a desagregação do setor no Estado. Na hora em que o Rio Grande do Sul consegue esse avanço, deve haver união”, disse.

Leia também:  Criofrequência funciona? Criofrequência antes e depois

brincos de festa 2

Gostou das informações? Então encontre mais novidades em nosso!